Capela de Sainte Chapelle Ile de la Cité Paris
Palais de la Cité
No Palácio da Cidade (Palais de la Cité), sede e residência do poder real dos séculos X ao XIV, abriga a Conciergerie e a Santa Capela embutidas no Palácio da Justiça.
Entre 1242 e 1248 foi edificada a Santa Capela, segundo o desejo de Luis IX (rei de 1226 a 1270) para aí conservar as relíquias - Coroa de Espinhos da Paixão de Cristo, adquirida em 1239.
A Sainte-Chapelle é composta de duas capelas, uma sobre a outra, dois santuários sobrepostos. A primeira no andar de baixo, conhecida como Chapelle Basse (capela baixa), era a paróquia do Palais de la Cité, aberta aos soldados e serviçais do rei, assim como aos cortesãos que ali viviam.
As flores-de-lis sobre fundo azul e torres sobre fundo púrpura encontram-se nas colunas, armas da Rainha Branca de Castilha, mãe de Luis IX.
A outra, Chapelle Haute (capela alta), sobre a primeira, ficava no mesmo nível dos apartamentos reais e era onde se guardavam as relíquias. Era reservada somente ao rei, à família real e aos convidados importantes. Verdadeiro relicário monumental com esculturas e imensos vitrais é banhada de luzes e cores.
disposição dos vitrais na foto abaixo.